A Fertilizare nasceu com a proposta de ser um centro de referência em medicina reprodutiva na região Sul Fluminense. Conta com equipe qualificada e tecnologia de última geração para oferecer um leque completo de opções para o tratamento da infertilidade.

(24) 99246-4951

contato@fertilizare.com.br
Edifício Cecisa 2 - Largo 9 de abril, 27, sala 217 - Vila Santa Cecília, Volta Redonda

Novidades no Blog

Seg. a - Sex. 09h - 18h

Sáb. e Dom. - FECHADO

(24) 99246-4951

contato@fertilizare.com.br

Escolha

Fertilizare  >  Notícias   >  Tratamentos para Infertilidade

Tratamentos para Infertilidade

Tratamentos para Infertilidade – por Felipe Canavez

O primeiro passo para ajudar um casal que está tentando engravidar é buscar entender as possíveis causas da infertilidade. O casal deve ser bem avaliado, passando por consulta médica com entrevistas, exames físicos minuciosos e pela realização de exames complementares específicos. Descobrindo a causa da dificuldade para engravidar é hora de propor um tratamento. A decisão de qual o tratamento será realizado é baseado por uma série de questões. A causa da infertilidade, o tempo que o casal está tentando engravidar, a ansiedade, bem como os custos dos diferentes tratamentos, todos devem ser levados em conta na hora da decisão. O médico que acompanha o casal tem o papel de avaliar as vantagens e desvantagens de cada tipo de tratamento, mas a escolha é sempre uma decisão do casal.
São três os principais tratamentos da infertilidade: Coito programado, Inseminação intra-uterina e a Fertilização in vitro.
A relação sexual programada, também chamada de coito programado, é o tratamento mais simples para a infertilidade. Indicada normalmente para casais em que somente existe um problema no processo de ovulação. Com a utilização de medicações orais ou injetáveis e acompanhamento rigoroso de exames de ultrassonografias seriadas se acompanha a estimulação do ovário. Identificando o momento em que a ovulação irá ocorrer os casais podem programar a relação sexual no momento com a maior chance de obter uma gestação.
A Inseminação intra-uterina é indicada normalmente para casais em que o homem possui uma alteração leve da qualidade dos espermatozoides, associado a algum fator ovulatório ou não. Com a utilização de medicações orais ou injetáveis e acompanhamento rigoroso de exames de ultrassonografias seriadas se estimula o crescimento dos folículos. Quando o folículo atinge o tamanho ideal usa-se uma injeção para proporcionar a ovulação, que ocorre em torno de 36 horas após a aplicação. Neste momento, por meio de um cateter, se injeta dentro do útero o sêmen que foi previamente preparado, isto é, passou por um processamento onde os espermatozoides com melhor qualidade foram selecionados. A inseminação intra-uterina é um procedimento simples podendo ser realizada no próprio consultório médico.
A fertilização in vitro com ICSI (injeção intra-citoplasmática de espermatozóide) é, sem dúvida, o tratamento mais avançado para a resolução da infertilidade e com as melhores taxas de sucesso. As obstruções das trompas e as alterações importantes na qualidade do sêmen aparecem como as principais indicações para a utilização desta técnica. O procedimento requer medicações injetáveis com doses hormonais mais altas que nos tratamentos anteriores, acompanhado de controle rigoroso do desenvolvimento dos folículos ovarianos por meio da ultrassonografia via vaginal seriada. A retirada dos óvulos é feita em uma sala cirúrgica, com a paciente sob anestesia, por meio de um procedimento invasivo via vaginal. Os espermatozoides do parceiro serão injetados nos óvulos, que foram retirados do ovário na etapa anterior, para formar os embriões no laboratório. Em 3 a 5 dias após a injeção dos óvulos, um a quatro embriões, dependendo da idade da mulher, serão colocados dentro do útero, procedimento denominado transferência embrionária. Um suporte hormonal após a transferência é necessário para aumentar a receptividade do útero e, consequentemente, melhorar as taxas de implantação do embrião que representa o inicio da gravidez.
Converse com seu médico para avaliarem juntos com é o melhor tratamento para seu caso.

Fertilizare

A Fertilizare nasceu com a proposta de ser um centro de referência em medicina reprodutiva na região Sul Fluminense. Conta com equipe qualificada e tecnologia de última geração para oferecer um leque completo de opções para o tratamento da infertilidade.

Sem comentários

Deixe seu comentário