Shopping 33 Torre 4

12 Andar - Sala 1201

Telefone

(24) 99246-4951

Social:

Felipe Canavez

A infertilidade é definida pela Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva como a incapacidade obter gestação após 12 meses de relações sexuais sem uso de qualquer tipo de contraceptivo. Estatísticas apontam que cerca de 15% dos casais no mundo apresentam dificuldade para engravidar. Passados 12 meses tentando engravidar, é recomendável iniciar uma investigação médica buscando identificar uma causa para infertilidade.
As causas de infertilidade podem ser divididas em quatro grandes grupos, sendo:
• Fatores do trato genital feminino (útero e trompas) como: presença de miomas, pólipos, sequelas de infecções pélvicas e endometriose.
• Fatores hormonais, como: desordens da ovulação, síndrome dos ovários policísticos, alterações do hormônio da prolactina e da tireóide.
• Fatores masculinos, como: alteração no número, da movimentação e do formato dos espermatozoides.
• Fatores desconhecidos: quando não podemos identificar o fator causador de infertilidade.
Após um ano tendo relações sexuais frequentes sem uso de contraceptivos, a investigação da infertilidade se inicia com uma coleta detalhada do histórico médico do casal, associadas com exames que buscam identificar uma justificativa para a dificuldade de engravidar. Em mulheres com mais de 35 anos, o início da investigação da infertilidade deve ser realizado passados 6 meses tentando engravidar sem métodos contraceptivos. Com mais de 40 anos, tão logo decida engravidar, a mulher e seu parceiro devem passar por consulta médica e já realizar exames específicos. Caso o casal já conheça alguma desordem médica já conhecida que atrapalhe os planos de gestação (exemplos: espermograma alterado, menstruações irregulares, mioma, endometriose, ovários policísticos), não há razão para esperar, e o início da investigação e tratamento deve ser imediato.
O importante é estar atenta ao tempo em que está tentando engravidar, e se está tendo ralações sexuais no período fértil. Conversar com seu ginecologista sobre o momento para iniciar uma investigação mais detalhada sobre seu caso. Não demorar para iniciar um tratamento, e procurar um especialista em medicina reprodutiva quando perceber que existe alguma dificuldade na identificação e tratamento da causa da infertilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento