A Fertilizare nasceu com a proposta de ser um centro de referência em medicina reprodutiva na região Sul Fluminense. Conta com equipe qualificada e tecnologia de última geração para oferecer um leque completo de opções para o tratamento da infertilidade.

(24) 99246-4951

atendimento@fertilizare.com.br
Shopping 33 Torre VI - Rua 41, 392, Salas 1201 a 1204 - Vila Santa Cecília, Volta Redonda

Novidades no Blog

Seg. a - Sex. 09h - 18h

Sáb. e Dom. - FECHADO

(24) 99246-4951

WhatsApp

Reprodução assistida auxilia homens que fizeram vasectomia a se tornarem pais

Reprodução assistida auxilia homens que fizeram vasectomia a se tornarem pais

É preciso desmistificar a ideia de que a vasectomia é irreversível para quem deseja ter filhos. Apesar de tornar o homem estéril, o procedimento pode não ser definitivo.

O médico creditado pela Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA), Matheus Roque, explica que para um casal infértil em que a única causa é a vasectomia, existem duas possibilidades para uma gravidez ser bem sucedida: a reversão de vasectomia e as técnicas de reprodução assistida.

Saiba mais: 

1 – Reversão da Vasectomia 

Homens que desejam a reversão precisam se submeter ao procedimento chamado “vaso-vaso anastomose” ou então à “vaso-epidídimo anastomose”. Na prática, o profissional realiza a re-conexão dos tubos (canais deferentes) que transportam os espermatozoides da região testicular até a região das vesículas seminais e próstata para que saiam no ejaculado. A possibilidade de sucesso da reversão (homem voltar a ter espermatozoides na ejaculação) está diretamente ligada ao tempo decorrido entre a realização da vasectomia e o procedimento de reversão. Apesar da microcirurgia de reversão bem sucedida, pode ocorrer situações do casal não conseguir engravidar. “Ou seja, antes de ser indicada uma cirurgia de reversão, é importante que seja realizada uma adequada avaliação da parceira desse homem para investigar possíveis causas de infertilidade nessa mulher”, alerta Roque. Isso porque a fertilidade também deve levar em consideração a idade e a reserva ovariana da mulher.

2 – Inseminação Intra-Uterina (IIU)

Essa técnica de reprodução assistida é possível caso ocorra sucesso na reversão ou quando o homem realiza o congelamento de sêmen antes da realização da vasectomia, porém o casal não engravida naturalmente. O sêmen é descongelado e preparado para ser injetado dentro do útero da mulher. O procedimento é realizado no período ovulatório, geralmente com estimulação por hormônios, e, é uma forma de tratamento que se aproxima mais de uma gestação natural.

3 – Fertilização In Vitro (FIV)

É a outra alternativa por meio da reprodução assistida para um homem que tenha realizado a vasectomia, que não tenha indicação ou não queira realizar a reversão, ou mesmo que tenha realizado a reversão mas sem sucesso. Nesses casos, os espermatozoides são retirados diretamente da região do epidídimo ou do testículo e cada espermatozóide é injetado diretamente dentro dos óvulos. A fertilização (junção do óvulo e espermatozoide) é realizada em laboratório e o embrião já formado é transferido para o útero da paciente. As taxas de sucesso são superiores à gestação natural e IIU.

Cuidados

A Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida aponta que é preciso se  atentar em discutir prós e contras do procedimento e comparar resultados de taxas de gravidez pós reversão com as taxas de gravidez pós Fertilização In Vitro. A definição final deve ser do homem ou do casal, quando for o caso, embasados em dados técnicos e resultados apresentados pelo médico especialista.

Por Deborah de Salles – Conversa Coletivo de Comunicação Criativa

Fonte: SBRA

Fertilizare

A Fertilizare nasceu com a proposta de ser um centro de referência em medicina reprodutiva na região Sul Fluminense. Conta com equipe qualificada e tecnologia de última geração para oferecer um leque completo de opções para o tratamento da infertilidade.

9 Comentários
  • Ewelin Cândido
    5 de abril de 2018 at 11:13

    Meu esposo te vasectomia. Casamos a pouco tempo e ele tem 2 filhos e eu não tenho,teríamos a possibilidade de reverter essa vasectomia? Ou termos de uma outra forma?

    • Ivan Montenegro
      5 de abril de 2018 at 11:18

      Olá Ewelin Cândido
      Existem duas possibilidades nessa situação.
      Vocês podem reverter a vasectomia ou fazer a Fertilização in-Vitro.
      As chances de reversão da vasectomia são maiores se ele fez o procedimento em no máximo 5 anos. Passado esse tempo, seria melhor considerar a possibilidade de realização de um Fertilização in-Vitro.
      Espero que essas informações tenham sido úteis.
      Atenciosamente,

  • Andreia
    6 de maio de 2018 at 18:04

    Boa noite, gostaria de saber se vcs também trabalham com a reversão da vasectomia? Desde já agradeço pela atenção.

    • Ivan Montenegro
      7 de maio de 2018 at 11:33

      Olá Andreia!
      Obrigado pelo seu contato!
      Antes de fazer a reversão de vasectomia é interessante fazer alguns exames para avaliar a possibilidade do casal ter um filho naturalmente.
      Após esses exames, podemos agendar a reversão da laqueadura com um Urologista parceiro de nossa clínica!
      Atenciosamente,

  • Andreia
    25 de maio de 2018 at 12:21

    Obrigada Dr breve marcarei uma consulta. Desde ja agradeço pela atenção.

  • Morena Flor
    22 de novembro de 2018 at 14:41

    Meu marido fez vasectomia e eu gostaria de ter outro bebe quanto custa em media a FIV?

    • Ivan Montenegro
      8 de janeiro de 2019 at 12:53

      Olá Morena Flor,
      Obrigado pelo seu contato.
      Os orçamentos de tratamentos de Reprodução Assistida (no seu caso de FIV) são passados diretamente ao paciente após consulta médica. Os orçamentos são montados com base em sua necessidade.
      Gostaria de agendar uma consulta.
      Atenciosamente,

  • cris andre
    9 de novembro de 2019 at 19:26

    ola! tenho 44 anos, tenho dois filhos e fiz vasectomia a um ano, me casei novamente, minha esposa tem 40 anos e tem uma filha, antes da vasectomia ela engravidou por duas vezes porem não vingou, foram as duas gravidez anembrionária, então resolvi fazer a vasectomia. e possível engravidat com a reprodução humana? qual o melhor método? e qual sera os custos?

    • Ivan Montenegro
      18 de novembro de 2019 at 16:35

      Olá
      Obrigado pelos seu contato!
      Para quem fez vasectomia é possível a realização de Fertilização in vitro com espermatozóides coletados diretamente do epidídimo, na bolsa escrotal, próximo ao testículo.
      Após a recuperação desses espermatozóides, eles são utilizados para realização do procedimento.
      Sugiro que você fale sobre essa possibilidade com o seu médico ou com um especialista em Reprodução Assistida!
      Atenciosamente,

Deixe seu comentário

×
× Fale conosco pelo Whatsapp